30.12.10

02 - HISTÓRIA DA COOPERCOL - COOPERATIVA DE COLONIZAÇÃO 31 DE MARÇO LTDA


Siegfried, Orlando e Norberto
A Coopercol – Cooperativa de Colonização 31 de Março Ltda, foi criada dia 31 de março de 1971. Ela foi a cooperativa que iniciou a colonização do nosso Município e surgiu graças ao trabalho de Norberto Schwantes e Orlando Roewer, que lideraram a organização dos colonos de Tenente Portela na busca de uma solução para o problema da falta de terra no município.
A Assembléia de criação da Coopercol foi realizada no prédio do cinema de Tenente Portela e foi coordenada pelo Prefeito Euclides Salamoni. Conforme nos conta o jornal “O MUNICIPAL” de Tendente Portela edição de 07/04/71, os debates tiveram orientação alternada. Antes da assembléia foram projetados sleides da viagem da Equipe da Rádio Municipal ao Mato Grosso.
Pela manhã foi feito o lançamento do jornal “O Municipal”, como órgão auxiliar da Cooperativa de Colonização, além de suas naturais finalidades comunitárias. Os agricultores de um modo geral demonstraram confiança no projeto, revelando nível satisfatório de cultura. Os trabalhos da assembléia duraram cinco horas: das 9:00 às 14:00 horas. Não houve intervalo para o almoço, deixando os participantes bem a vontade no plenário. No final, parcela dos agricultores inscritos pagou a taxa de inscrição como associados.
No final ficou definido que o próximo passo seria encaminhar o pedido de licença de funcionamento às autoridades em Porto Alegre. Para isso a Equipe da Municipal está preparando os documentos necessários.
O jornal conta ainda que O advogado Luiz Pavon e o agrônomo Flávio Quintana foram encarregados pela INCRA de orientar os estudos e o futuro projeto de colonização. Chegaram, viram e ajudaram a fazer os estatutos, dizendo: “agora façam a assembléia dos agricultores, aprovem estatutos, peçam licença para funcionamento da cooperativa, depois registrem-na na Junta Comercial, depois façam o projeto que o Dr. Paulo Rebello, delegado do INCRA no Estado, gostou da idéia. Ela está dentro da política do Governo Federal”.
Durante a Assembléia foi eleita a primeira diretoria da Coopercol, que tinha os seguintes componentes: presidente: Siegfried Roewer, vice-presidente: Avelino Righi, secretário: Lenis Franceschetti, tesoureiro: Arlindo Müller, conselheiros: Alvino Winck e Heinz Kürschner, conselheiros suplentes: Ladislau Krolikowski e Érico Schindler, conselho fiscal: Egon Eberhardt, Élio Nicaretta e Amandio Micolino, suplentes: Armando Peter, Nathaniel Rigo e Florindo João Lorenzon.
O presidente Siegfried Roewer escolheu os cargos de confiança: gerente Norberto Schwantes, diretores técnicos: engenheiros Orlando Roewer e Delfino Dal Forno, diretor contábil: José Amílcar de Souza e diretor de relações públicas: jornalista Edemar Ruwer.
Com o falecimento de Siegfried Roewer em 13 de maio de 1973 o vice-presidente Francisco Romano Urban assumiu o posto até o final do mandato. Posteriormente foram presidentes da Coopercol: Rudevalde Osvino Bier(1974 a 1979), Laurindo Southier(1979/1980), Bertholdo Grubert(1980 a 1983), Arlindo Schwantes(1983 a 1986) e Valdir Evangelista Schmitt Zeni(1986 a 1995).
De 1972 até 1976 a Coopercol implantou os seguintes projetos de colonização: Projeto Canarana I com área total: 39.981 há, 80 famílias assentadas; Projeto Canarana II com área total: 9.800 ha, 47 famílias assentadas; Projeto Canarana III, área total: 28.700 ha, 71 famílias assentadas; Projeto Garapu I, área total: 9.800 ha, 47 famílias assentadas; Projeto Água Boa I; Área total: 24.300 há; 60 famílias assentadas; Projeto Água Boa II; Área total: 14.500 há; 36 famílias assentadas; Projeto Vale da Serra Azul; Área total: 16.200 há; 52 famílias assentadas e Projeto Areões; Área total: 18.500 há; 44 famílias assentadas.

Um comentário:

  1. Anônimo4/4/12 10:07

    esta errado o nome alvino winck

    um dos conselheiros era alvício winck e nao alvino winck.....

    ResponderExcluir